Escritório de Apoio Técnico de Bauru
Avenida Cruzeiro do Sul, 13-15 - Jd. Coralina - Cep: 17.030-743
Fone: (14) 3281-1819 - Fone/Fax: (14) 3203-3699


 

 

 


Cálculo de descarregador de fundo (Sifão)

Introdução:

Muitas vezes, na análise do cadastro de uma barragem pequena, verifica-se que não há nenhum dispositivo para veicular a vazão mínima (Q7,10).
 
Em barramentos existentes onde não há dispositivos que permitam a passagem da vazão mínima (Q7,10) deverá ser providenciado um descarregador de fundo. 
 
Essa estrutura poderá ser feita através do barramento (com uma tomada d’água e uma tubulação passando através do maciço) ou através de um sifão que apresenta a vantagem de não se precisar romper o barramento para a sua implantação.

 
O descarregador de fundo poderá ser muito importante no caso de se ter que esvaziar o reservatório para a manutenção do maciço de terra ou de qualquer outra estrutura.

O estudo Cálculo de descarregador de fundo (Sifão) apresenta uma metodologia para dimensionar um sifão utilizado em pequenas barragens. Foi  desenvolvido no Escritório de Apoio Técnico de São Carlos do DAEE, pelos engenheiros Wlademir José de Oliveira, Soraia Perestrelo Matsunaga e Miguel Guzzardi Filho. Ele está escrito em documento do Microsoft Word, devendo ser obtido através de download no link abaixo.
 

Download:

Download do Sifão

Para quaisquer dúvidas  ou esclarecimentos contacte-nos:  
Luiz Erasmo Zimmermann
luiz@daeebauru.org